Trabalhar criativamente o feltro é uma arte. Existe um sem fim de possibilidades e combinações, basta utilizar a imaginação.
Bastante versátil devido à sua textura, o feltro é de fácil manuseio que permite rapidamente preparar aquela decoração especial para celebrações de casamento, batizado, chá de bebé, aniversários; fazer bonecas ou bolsas; fazer aquele acabamento especial; etc. É também utilizado na produção de chapéus e de casacos, nos quais se mistura o feltro com outros tecidos.
Como interessante particularidade, o feltro tem o facto de ser uma excelente fonte de isolamento térmico, é um grande regulador de humidade, absorvente, e apresentar as vantagens de ser elástico, bastante resistente e de não desfiar após o corte, podendo trabalhar-se de imediato.
Para quem se estreia ou já prossegue neste mundo de criatividade, existem os essenciais que ajudam na altura de se seguir com o projeto. Aqui se sugerem algumas dessas ferramentas essenciais, mas para cada criador certamente haverá uns mais essenciais do que outros, ou até outros que aqui não constem. O importante é usufruir desse momento de criação e que não seja por falta de um essencial que não se consiga concluir o tão idealizado projeto.
PARA COMEÇAR:
Cada kit de feltro tem os seus próprios essenciais. Não existe propriamente o kit perfeito, pois cada um é composto à medida de quem o utiliza e de acordo com os seus objetivos. Claro que existem os básicos para desenvolver esta arte como o feltro e a tesoura mas existem outros materiais que em muito podem auxiliar a sua prática. A tendência será ir adicionando mais ferramentas e acessórios há medida que se vai ganhando mais experiência que irão acompanhar a evolução nesta arte de artesanato. Aqui reunimos alguns desses essenciais que podem tornar mais completo o seu kit de feltro. Mas, temos todo o gosto em adicionar mais à lista!
check list
1. FELTRO
2. TESOURA
3. MARCADORES
4. ENCHIMENTO
5. COLA
6. LINHA
7. AGULHA
8. PAPEL E LÁPIS PARA MOLDES
9. CAIXA ORGANIZADORA
10. PASTA ARQUIVADORA
✓ MAIS ALGUMAS FERRAMENTAS ÚTEIS
VAMOS CRIAR COM O FELTRO?
1. Escolha o seu FELTRO preferido
O feltro é um “Tecido Não Tecido” (TNT), composto por fibras compactadas conseguido através de um processo chamado de calandragem. O feltro pode ser constituído por materiais naturais ou fibras sintéticas.
Outrora produzido com lã pura, hoje o feltro tem maioritariamente na sua composição as fibras sintéticas, de poliéster mas também de acrílico, rayon ou uma mistura com viscose. Atualmente já se produz um feltro de origem ecológica feito a partir de garrafas de plástico 100% recicladas. Outro feltro sustentável é o feito à base de bambu e rayon.
São muitas as cores disponíveis no mercado, desde os feltros lisos, mesclados, aos com brilho ou estampados, apresentando diferentes espessuras pelo que o difícil é mesmo escolher. A vantagem é que apresenta preços acessíveis e económicos e está disponível em vários locais, on-line ou no comércio tradicional. O feltro pode ser cortado, costurado ou colado e comprado em tecido a metro, ou em folhas pré-cortadas. A qualidade do feltro pode influenciar o resultado final do trabalho, por isso no momento de o adquirir convém ter em atenção a sua durabilidade (poderá delicadamente esticar um pouco o feltro para ver se ele se deforma ou não facilmente) e a sua espessura, pois quanto mais compacto for, melhor será o acabamento e resistência. Os feltros mais leves podem mais facilmente ser transparentes.
Sabia que o feltro também tem um lado direito e avesso? A melhor forma de identificar cada lado, será verificar primeiro qual lhe parece mais áspero e baço, e registar com marcador esse como sendo o lado avesso. O lado direito apresenta geralmente mais brilho.
2. TESOURA que te quero
Tal como em todas as atividades manuais criativas, a tesoura é das melhores companheiras para qualquer trabalho. No caso do feltro, a tesoura convém ter resistência para cortar qualquer tipo de espessura. Tenha somente cuidados para não cortar o molde junto com o feltro para não danificar tesoura e o molde. O ideal será primeiro marcar o molde e depois cortar ou então sobrepor o molde no feltro e na altura do corte manter distancia de segurança. Ter uma tesoura extra pode dar jeito para outros acabamentos ou caso a tesoura principal deixe de cortar. Reservar em exclusivo uma tesoura só para cortar feltro é uma boa opção. Também pode apostar em adquirir tesouras com diferentes tipos de ponta para os diferentes tipos de trabalho e acabamento, seja para trabalhos retos ou redondos. Como a textura do feltro é compacta, é natural que necessite de tempos a tempos afiar a sua tesoura de criatividades. A tesoura zig zag apesar de não ser um essencial pode fazer diferença no seu kit de feltro e para dar aquele toque especial criativo onde não se dará mais nenhum acabamento. Confira algumas dicas, sobre como ter a sua tesoura sempre impecável para os próximos projetos, válidas para qualquer tesoura de trabalhos criativos.
3. MARCADORES no ponto
Para se conseguirem fazer os moldes, encontramos nos marcadores um dos essenciais do feltro. É útil ter pelo menos dois marcadores, um de cor clara outro de cor escura, quer seja para fazer as respetivas marcações de medidas diretamente no feltro, quer seja para desenhar na folha os moldes. Porque poderemos utilizar várias cores de feltro, será importante ter um marcador de cor clara e outro de cor escura, dependendo o seu uso da cor base do feltro que se está a utilizar. O giz também pode ser uma alternativa embora possa manchar a peça, devendo ter-se sempre o cuidado de previamente se definir o lado direito e avesso da peça. Existem disponíveis no mercado marcadores próprios para feltro como os permanentes que garantem uma excelente fixação excelente são resistentes às lavagens ,ou os práticos apagáveis e os hidrossolúveis para fazer marcações temporárias mas que são uma ajuda extra na execução e acabamento pretendidos.
4. ENCHIMENTO para dar forma
A pasta de enchimento de fibra de poliéster é um dos principais enchimentos mais utilizados no trabalho em feltro e um dos melhores aliados do feltro já que dará a forma à peça proporcionando um efeito leve, macio e fofo. Em geral é vendida em kg, e é a mais usada para encher bonecos, almofadas e peças que precisem de algum volume. Para trabalhos que necessitam de mais reforço, podem utilizar-se enchimentos mais espessos como a manta acrílica (torna mais encorpada e firme a peça), a manta de poliéster forrobel (para dar mais estrutura), a manta ou espuma pack de polietileno expandido que dá um efeito mais rígido à peça como mochilas) ou até o material EVA, ideais para forrar peças que necessitam de mais estrutura. A quantidade, espessura e tipo de enchimento determinarão o resultado que se pretende. Ao utilizar-se pouca quantidade a peça ficará mais achatada ao utilizar-se muita quantidade poderá ficar firme e compactada demais pelo que o ideal será encontrar o melhor equilíbrio. Não convém amassar em montes o enchimento pois a peça pode ficar deformada ou com ondas. Na altura de colocar o enchimento, pode recorrer a uma caneta ou tubo vira bonecas para ajudar a instalar dentro a fibra, a dica é começar a preencher os cantos e depois o resto.
5. Tenha a COLA por perto
O feltro pode ser facilmente cortado e de imediato colado conseguindo-se um bom acabamento sem recurso a linha e agulha. Pode utilizar-se uma habitual cola universal, cola quente, cola de silicone ou cola de contacto. Escolher a cola acertada fará toda a diferença no resultado final da peça. Lembre-se de utilizar apenas pouca quantidade de cada vez para evitar sujar o feltro ou estragar a peça.
6. LINHAS para costuras seguras
Existe uma grande variedade de linhas disponíveis no mercado com as quais se pode costurar à mão o feltro, quer seja para as junções ou acabamentos, quer seja para os diferentes objetivos de criação. Também de pode costurar o feltro na máquina de costura com as habituais linhas. As linhas são importantes na altura do acabamento e por se tratarem de peças costuradas externamente são peça chave para o sucesso no resultado. Para se costurar feltro podemos utilizar a habitual linha de costura de poliéster ou algodão (que para maior resistência da costura se pode usar em fio duplo), podemos utilizar a versátil linha de meada (usada no ponto cruz), a linha de croché (usada para bordar) ideal para acabamentos ou destacar detalhes ou a linha invisível. Uma das linhas mais utilizadas é a linha de pesponto, que tem maior espessura que a linha de costura ou meada e permite maior resistência dos pontos. Ideal para fazer o ponto caseado e o pesponto e para quem está a começar. A “linha 10 ou de pipa” também pode ser usada pela sua versatilidade apesar de finas são bastante resistentes. A escolha da linha deverá ter em conta a proporção da peça que se vai criar pois se a peça for leve e delicada, será melhor optar por uma linha mais fina enquanto que uma peça maior e mais robusta requererá uma linha mais espessa. Para quem está a começar a utilização das linhas de meada ou de pesponto é a melhor opção e as mais recomendadas pois tratam-se de fios delicados e finos mas que garantem costuras firmes.
7. AGULHAS para boas uniões
Para um impecável acabamento, peças mais maciças ou com muito enchimento, ou para se garantirem peças mais seguras especialmente para crianças, o feltro pode ser costurado em vez de colado. A técnica de costura é a mesma aplicada a um tecido habitual. Para costurar o feltro utiliza-se uma agulha tradicional de costura. O tipo de peça determinará o tamanho da agulha e linha. Uma boa opção é ter sempre no seu kit de feltro, várias agulhas extra de diferentes pontas e numeração.
8. Com LÁPIS e PAPEL desenham-se sonhos
Ao navegar pela internet vai encontrar muitas opções, convém é ter em atenção se os moldes foram testados. À medida que se vai avançando nesta arte do feltro a tendência será começar a criar os próprios moldes, pelo que torna essencial ter por perto um bloco de papel de desenho (convém que tenha uma boa gramagem para maior resistência na utilização e permitir repetição) e um lápis para desenhar os próprios moldes e esboçar as suas ideias.
9. No ESTOJO fica tudo arrumadinho
Organizar todos os essenciais do kit de feltro num só local que esteja sempre pronto para novas criações é importante para que da próxima vez que sinta motivação em criar seja mais fácil avançar! Uma boa opção é colocar tudo num só estojo ou caixa organizadora. Se esse estojo ou caixa tiver bastante espaço melhor ainda pois assim consegue organizar todos as ferramentas e tê-las sempre à mão. Se houver ainda lugar para guardar os moldes e/ou peças recortadas para futuras montagens melhor ainda.
10. Guarde os seus moldes em ARQUIVADORES
As pastas classificadoras ou caixas organizadoras são perfeitas para arquivar e armazenar todos os seus moldes e papéis. Desta forma saberá sempre onde tem os seus registos o que facilitará caso pretenda voltar a repetir projetos ou partilhá-los com alguém. Para quem gosta de rever as suas criações e recordar trabalhos feitos esta forma de guardar moldes são bastante funcionais.
MAIS ALGUMAS FERRAMENTAS ÚTEIS:
- CAIXAS ou FRASCOS reciclados para guardar as peças cortadas do molde antes de se proceder à respetiva montagem. Aplicável sobretudo quando são trabalhos em série e compostos por várias pequenas peças que posteriormente serão montadas numa só.
- CORTADOR CIRCULAR e BASE DE CORTE, para precisão de cortes ou outros equipamentos de corte. São uma ajuda em trabalhos em série onde o corte manual seria muito demorado. Este cortador permite cortes de círculos de vários diâmetros.
- APARELHO DE 7 AGULHAS com sistema de mola mais o tapete escova de apoio para trabalhos de feltro.
- BLUSH para dar cor às bochechas dos bonecos de feltro.
- KIT PINTA BOLINHAS para fazer entre outras utilizações, os olhos de bonecos de feltro.
- ETIQUETAS para tornar ainda mais únicas e especiais as suas costuras.
- CRAFT TRACKER para registar a sua prática criativa.
- CREME DE MÃOS para que a sua maior ferramenta de trabalho – as suas mãos, estejam sempre hidratadas e impecáveis para os próximos projetos.
- E… muita PRÁTICA e CRIATIVIDADE. O feltro permite um sem fim de criações e combinações.
Mas lembre-se que não existe o kit de feltro perfeito! Ao longo da sua paixão por esta técnica do feltro vai reunindo os seus essenciais, à sua medida e conforme a sua necessidade, os quais são perfeitos para si! Aqui reunimos alguns desses essenciais, certamente haverá mais por aí!
Agora chegou o momento tão aguardado! Procure sentar-se confortável, reúna os seus essenciais e usufrua de cada momento de inspiração!
Portal da Costura