fbpx
Os 12 essenciais de tricô

Os 12 essenciais de tricô

O tricotar é uma forma de expressão criativa, uma paixão que pode ser desenvolvida em qualquer lugar, dentro ou fora de casa, a sós ou em grupo, já que é muito simples de transportar basta ter duas agulhas e um fio.  A sua prática proporciona grande poder terapêutico e muitos benefícios para a saúde física, emocional e mental.

Ao tricotar estimulamos o cérebro e treinamos a concentração ao mesmo tempo que adquirimos relaxamento e uma considerável redução dos níveis de stress. Quem faz tricô sabe o bem que este faz, um bálsamo para a felicidade que eleva a auto-estima e nos enche o alento ao olharmos para o resultado final e pensarmos “fui eu que fiz!”

Ao tricotar, recuperamos memórias, homenageamos gerações e resgatamos técnicas antigas e práticas culturais. Criam-se peças únicas, apazigua-se a ansiedade e trabalha-se o raciocínio e coordenação motora através de uma atividade que preenche, tranquiliza e faz bem à saúde. 

Com mais experiência ou menos, para se iniciar ou desenvolver o gosto pela arte de tricotar, é sempre útil conhecer ou recordar o que no estojo de tricô devemos guardar. Aqui se enumeram alguns desses essenciais de tricô. 

pARA COMEÇAR:

Cada kit de tricô tem os seus próprios essenciais. Não existe propriamente o kit de tricô perfeito, pois cada um é composto à medida de quem o utiliza e de acordo com os seus objetivos. Claro que existem os básicos para desenvolver esta arte como o fio e as agulhas mas existem outros materiais que em muito podem auxiliar a sua prática.  A tendência será ir adicionando mais ferramentas e acessórios há medida que se vai ganhando mais experiência que irão acompanhar a evolução nesta arte das agulhas. Aqui reunimos alguns desses essenciais que podem tornar mais completo o kit de tricô. Mas, temos todo o gosto em adicionar mais à lista! 

CHECK LIST - OS 12 ESSENCIAIS DE TRICÔ

  1. FIO PARA TRICOTAR
  2. AGULHAS
  3. TESOURA
  4. AGULHA DE TAPEÇARIA
  5. FITA MÉTRICA
  6. RÉGUA
  7. MARCADOR DE PONTOS
  8. CONTADOR DE CARREIRAS
  9. BLOCO DE NOTAS
  10. PROTECTORES DE PONTA DE AGULHA
  11. ALFINETE DE SEGURANÇA
  12. BOLSA PARA GUARDAR O TRICÔ

✓ MAIS ALGUMAS FERRAMENTAS ÚTEIS

VAMOS TRICOTAR?

fio tricô1. Escolha o FIO PARA TRICOTAR que mais gosta

É dos primeiros materiais que pensamos quando iniciamos a prática do tricô. São várias as escolhas disponíveis. Antes de pôr mãos à obra é necessário escolher o fio com a espessura e a composição mais indicada para o tipo de projecto e a cor preferida. Para facilitar, e sobretudo se estiver a iniciar-se, o ideal será optar por fios de cor clara, pois os pontos conseguem ver-se melhor e por isso são mais fáceis de trabalhar.

Sobre a origem da composição do fio, este pode ser de:

  • Fibras de origem natural vegetal: como o fio de algodão, linho, cânhamo, bambu, juta, sisal, coco…. Recentemente fala-se também dos biológicos biodegradáveis como a fibra produzida a partir do amido do milho, da introdução de fibras feitas a partir da semente de soja e, do fio biológico produzido com algas marinhas. Este fio é cultivado e processado artesanalmente na região da Sertã (Castelo Branco) e fiado em roda manual. Em Portugal é possível encontrar fio de linho artesanal originário da região de Castelo Branco, Sertã.
  • Fibras de origem natural animal: como a lã de ovelha (merino,
    ideal/ polwarth, corriedale, crioula,…), a caxemira (cabra cashmere), fio de alpaca, o angorá (coelho angorá), lã de ovelha (100% virgem), o mohair (cabra angorá) e a seda… Em território nacional encontramos disponível a fibra natural feita com lã de ovelhas:  da serra da Estrela e de Entre-Douro-e-Minho (bordaleira), do Alentejo (merino) e de Trás-os-Montes (churra galega mirandesa).
  • Fibras de origem não natural sintéticas: como o poliéster, poliamida (nylon), acrílico, elastano… Também aqui encontramos a viscose (rayon), o acetato, o modal e o Lyocel como fibras artificiais.

Geralmente os rótulos dos novelos ou meadas já trazem esta informação sobre a composição da fibra, qual o nº de tamanho de agulha recomendado, peso e comprimento do fio e cuidados de utilização.

agulhas tricô2. Utilize as AGULHAS que mais se adaptam ao seu estilo para criar

Para fazer tricô, a par do fio para tricotar, necessitamos de ter essencialmente duas agulhas de tricô com as quais se irão entrelaçar os fios que darão origem ao tecido de malha. Existem técnicas que utilizam mais do que duas agulhas, mas o comum são duas, uma em cada mão. O tricô faz-se quando, de forma contínua, se transpõem os pontos feitos numa agulha para a outra agulha vazia.

Para fazer tricô existem diferentes tipos de agulhas, como as agulhas retas, circulares, de ponta dupla, para torcidos e tranças, etc. Para início nesta arte, recomendam-se as agulhas retas, nº 5 ou nº 6.

A composição das agulhas é variada, desde o metal, madeira, plástico, acrílico, bambu, …  e o tamanho e espessura da agulha também variam. Deve ter-se em mente que a sua escolha deve acompanhar a especificidade do projeto.  Quanto maior for o diâmetro da agulha, mais solta e elástica ficará a malha e quanto menor for o seu diâmetro, mais apertado o ponto irá ficar. A espessura da agulha convém acompanhar a espessura do fio com o qual se vai trabalhar. Para mais facilmente saber qual o tamanho de agulha indicado para o tipo de fio, basta consultar o rótulo do fio e lá encontrará todas as indicações. Com a continuação e experiência nesta arte adquire-se uma forma própria de tricotar ganhando agulhas e fios de maior preferência e que, se adequarão melhor ao estilo de projetos executados.

tesoura3. Tenha a TESOURA sempre à mão

Para completar os essenciais básicos no estojo de tricô, convém ter uma boa tesoura. Vários modelos e marcas encontram-se disponíveis, o ideal é escolher a que mais se adapta ao seu estilo de trabalho e reservá-la apenas para as criações de tricô, para que se mantenha sempre bem afiada. Se for em aço inoxidável, melhor ainda. Qualquer tesoura serve, mas para facilitar o transporte, a tesoura pequena funciona bem e se tiver ponta arredondada, é uma boa opção para manter mais protegido o trabalho de malha na altura de cortar, não vá dar-se o caso de se cortar mais do que se devia. 

agulha tapeçaria4. A AGULHA DE TAPEÇARIA vai dar uma ajuda nos acabamentos 

Ter no estojo de tricô uma agulha de tapeçaria é bastante útil, pois ajuda no acabamento e arremate dos fios soltos.  Esta agulha é semelhante a uma agulha de costura, mas muito maior e, com a ponta arredondada que pode ser de metal ou de plástico. Ter como extra uma agulha de crochet também pode dar uma ajuda para corrigir pontos ou pequenas imperfeições.

fita métrica5. Para tirar as medidas a FITA MÉTRICA é a grande companheira

Para um estojo de tricô completo, há que incluir uma fita métrica para tirar e calcular medidas. Nestas artes das linhas, a fita métrica é das melhores companheiras! De composição leve e flexível, é fácil de transportar e perfeita para medir com precisão todo o tipo de peças. É essencial para tirar medidas e saber o tamanho da amostra antes de se começar um novo projeto, para calcular o nº de pontos e carreiras por cm. Desta forma, consegue-se calcular o tamanho exato e real da peça evitando-se ter que a desfazer por falta de medidas. 

régua tricô6. Tenha a RÉGUA por perto para fazer medições

A régua pode ser uma alternativa à fita métrica mas sobretudo, é um bom complemento a ter por perto. É mais indicada para medir superfícies planas. As réguas que integram medidores da espessura das agulhas ou lupa são uma boa escolha e também por exemplo as réguas transparentes que medem o número de pontos. Torna-se mais fácil contar os pontos, colocando a régua sobre a malha por causa da sua transparência. Nas situações em que se tomam apontamentos e se constrói um portfólio, incluir a régua no estojo é útil para que se possa fazer o desenho da peça e o respectivo guia de instruções e medidas.

marcador de pontos tricô7. O MARCADOR DE PONTOS para acompanhar as contagens é muito útil

Utiliza-se no tricô para contar os pontos, evitando ter que os contar novamente. É um acessório muito prático e que ajuda na marcação do início e final de uma carreira de tricô circular. Também se usa para marcar o aumento ou diminuição dos pontos. Geralmente são feitos à base de plástico ou metal tendo vários tamanhos conforme a malha. Podem ter o formato de um pequeno cadeado, argola ou anel, mas também há os feitos à mão, pelo que variedade não falta. Há marcadores fechados e abertos. Em alternativa para marcar os pontos, e com o mesmo efeito, pode utilizar-se um pedaço do próprio fio (de diferente cor para contrastar), fazer um laço com uma fita ou utilizar pequenos alfinetes de segurança ou ganchos.

contador carreira tricô8. Com o CONTADOR DE CARREIRAS fixam-se facilmente as contagens

Têm como finalidade fixar quantas carreiras já se tricotaram e assim, manter uma visão geral do trabalho. Dá-se o caso de facilmente se perder a contagem do nº de carreiras já feitas pelo que com este acessório bastante prático e funcional consegue-se manter a correta contagem. Habitualmente dão para contar e marcar até 99 carreiras. Também servem de bloqueio para as agulhas de tricô, sendo muito práticos porque, integram o calculador de malhas. Existem vários tipos de contadores de carreiras em formato de anel, os de colocar na agulha, os de pendurar no pescoço, manuais ou digitais, e até já existem APPs para auxiliarem na contagem de carreiras no tricô. 

bloco notas9.  Tenha o BLOCO DE NOTAS, marcador e calculadora  prontos para registar a inspiração

Ter um bloco de notas e marcador junto ao estojo de tricô, é muito prático para se organizar o trabalho. Acrescentar uma calculadora facilita na altura de se efetuarem os cálculos das medidas. Num bloco ou caderno podem fazer -se as próprias anotações e ter folhas de cálculos. É uma boa solução para ter tudo num só local e bem organizado, não se perder o rumo do projecto em curso ou histórico de projectos anteriores e que se queiram replicar. O seu próprio guia de instruções, quase como uma espécie de “bullet journal” do seu tricô!

protetores ponta agulhas10. Proteja as suas agulhas e criações com os PROTETORES DE PONTA DE AGULHA 

São acessórios que estando no estojo de tricô podem fazer diferença e tornarem-se essenciais. Os protetores de ponta de agulha ajudam a que os pontos fiquem bem seguros na agulha, evitando que caiam da agulha quando libertamos o trabalho ou o guardamos na bolsa. Também preservam o bom estado das pontas das agulhas e a sua maior longevidade. Existe uns mais simples, outros que são peças para colecionadores.

alfinete segurança tricô11. Com o ALFINETE DE SEGURANÇA os pontos estão seguros

O Alfinete de segurança ou alfinete segura-malhas, segura os pontos ou aqueles pontos que ficam em espera sem haver perigo de se desmancharem.

bolsa para tricô12. Na BOLSA PARA GUARDAR O TRICÔ reúnem-se os essenciais 

Para ter sempre bem protegido todo o trabalho, uma bolsa para guardar o tricô é bastante funcional. Não existem propriamente as bolsas mais indicadas, ficarão ao critério e gosto de quem tricota, o importante mesmo é ter espaço suficiente para guardar o trabalho que se está a criar. Se houver ainda lugar para guardar o estojo de agulhas e restantes acessórios melhor ainda. São várias as possibilidades ao dispor para poder adquirir a bolsa, mas porque não, costurar a sua própria bolsa com um estojo porta agulhas a condize

MAIS ALGUMAS FERRAMENTAS ÚTEIS:

  • ORGANIZADORES DE AGULHAS para manter organizadas as agulhas de tricô. 
  • ALFINETE DE PEITO para segurar o fio do tricô.
  • ETIQUETAS para tornar ainda mais únicas e especiais as suas costuras.
  • CRAFT TRACKER para registar a sua prática criativa.
  • CREME DE MÃOS para que a sua maior ferramenta de trabalho – as suas mãos, estejam sempre hidratadas e uma lima de unhas, não vá ser preciso dar um jeito em alguma que, entretanto, começou a puxar a malha.
  • E… muita PRÁTICA, PACIÊNCIA E INSISTÊNCIA. Ter muita vontade em aprender para adquirir o jeito e perícia!

Mas lembre-se que não existe o kit de tricô perfeito! Cada apaixonada por tricô vai reunindo os seus essenciais de tricô, à sua medida e conforme a sua necessidade, os quais são perfeitos para si! Aqui reunimos alguns desses essenciais, certamente haverá mais por aí! 

Agora chegou o momento tão aguardado! Procure sentar-se confortável, naquele seu espaço preferido, usufrua deste tempo só seu e inicie pontos de inspiração!
Pegue nas agulhas, no fio de eleição e comece a tricotar. Bom tricô!

Portal da Costura

em resumo...