O Modtissimo, o maior e mais antigo evento têxtil português realizou-se em 2020, entre 23 e 24 de setembro.
Numa edição marcada pelo tema “Linked”, o Modtissimo reforçou a imagem de uma indústria têxtil cada vez mais próxima da sustentabilidade e da digitalização. “Ligados” à natureza, pela aposta em fibras sustentáveis e na produção responsável; “Ligados” ao digital, pela crescente proximidade entre os contactos presenciais e as novas tecnologias.
Apesar do momento atípico que se vive, o Modtissimo conseguiu cumprir a sua missão corajosa, de acordo com a organização, aproximando a indústria têxtil portuguesa de compradores, nacionais e internacionais e superando expectativas com a subida no número de visitantes internacionais. Estiveram presentes cerca de duzentas empresas têxteis, das matérias-primas à confecção, na Alfândega do Porto, num evento que possibilitou acelerar negócios no sector.
Num momento marcado pela incerteza, a edição 56 do Modtissimo não teve apenas importância como polo dinamizador das trocas comerciais, mas também como símbolo de confiança e esperança para os vários sectores representados.
O Modtissimo foi o primeiro evento têxtil a realizar-se na Península Ibérica desde o início da pandemia, e um dos poucos à escala europeia, atraindo nesta edição um particular interesse por parte dos visitantes internacionais. O número de compradores estrangeiros cresceu cerca de 25% em relação à edição do ano anterior – o que resulta no crescimento da quota ‘estrangeira’ em relação ao total de participantes de 10% para 12,5%. “Foi uma surpresa, até porque estiveram representantes vindos de países inesperados, como o Qatar”, comentou Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda.

NOVIDADES apresentadas na edição “Linked” Modtíssimo:
- PRODUÇÃO RESPONSÁVEL – Nova edição do Fórum Green Circle: o fórum de sustentabilidade Green Circle apresentou 10 novos projetos, entrando em novas áreas da têxtil, como o Workwear, produzidos com matérias-primas da indústria têxtil nacional e desenhados por alguns dos maiores nomes da moda portuguesa.
- INOVAÇÃO – Nova edição do iTechStyle Showcase: o fórum de inovação têxtil iTechStyle Showcase, organizado pelo CITEVE, serviu de base para a eleição dos treze primeiros finalistas dos iTechStyle Awards, principais prémios de tecnologia têxtil do país. Em destaque estiveram projectos revolucionários na área dos têxteis técnicos, do vestuário hospitalar, do sportswear e dos equipamentos de segurança, para além de novas matérias-primas para indústrias de ponta, como o sector automóvel ou a aviação.
- PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL – A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal ATP lançou o projecto “Sustainable Fashion From Portugal” com o lema “Fashion Industry’s New Chic”. O projecto pretende afirmar a indústria portuguesa como centro de inovação e excelência também nas áreas da produção responsável e da economia circular decorrendo ao longo de dois anos, com um conjunto de ações de promoção em mercados estratégicos.
- JUNTOS PELO DESIGN SUSTENTÁVEL – Foi apresentada uma nova associação, que reúne marcas e lojas especializadas em produtos sustentáveis e made in Portugal, desde o vestuário ao calçado, passando pela joalharia, acessórios de moda e decoração de interiores chamada Espaço Between Parallels.
- A MODA E OS TÊXTEIS NAS ARTES AUDIOVISUAIS – Realizou-se durante o certame a exposição fotográfica das 19 obras finalistas do concurso Fashion People, que este ano lançou o desafio “Be a Storyteller”, a todos os participantes. Houve também um espaço dedicado ao cinema de moda, através do concurso Fashion Film Festival. Único do género em Portugal o evento pretende colocar em relevo o Filme de Moda como linguagem audiovisual privilegiada para promover e difundir o trabalho de criadores da indústria da Moda e do Audiovisual, destacando e premiando os melhores trabalhos realizados.
SOBRE O MODTÍSSIMO
É o maior salão têxtil português e o mais antigo de todo a península Ibérica. Realiza-se habitualmente duas vezes por ano – em fevereiro no Aeroporto do Porto e em setembro na Alfândega do Porto – e reúne toda a fileira têxtil portuguesa, desde produtores de fio a confecionadores de vestuário, servindo de montra para um dos maiores clusters têxteis de toda a Europa. Pelos seus corredores passam normalmente milhares de visitantes, com destaque para os compradores internacionais.
Portal da Costura
Fonte: MODTISSIMO