fbpx
Dicas sobre botões na costura

Dicas sobre botões na costura

Os botões na costura têm atravessado épocas, e conquistado diferentes formas de utilização e significado ao longo dos tempos. Já se imaginou viver num mundo sem botões e sem a sua funcionalidade?

Atualmente encontramos disponível uma grande variedade de botões na costura, dos mais clássicos aos mais modernos, de diversas cores, tamanhos, feitios e modelos, e composição que pode ir desde os sintéticos ao naturais como os de metal, madeira, plástico, cerâmica, madrepérola, forrados de tecido, vidro, marfim, resina, couro, magnéticos, cordão ou trança, etc.

Os tipos mais comuns de botões que geralmente conhecemos são: os botões com pé (sem furo), os botões de pressão e rebite e os botões com furos que podem ter dois ou quatro furos, através dos quais se costuram à peça. A sua utilização pode ser por motivos funcionais ou como acessório decorativo, para personalização e customização das peças. Conte-nos, quais os botões que prefere costurar?

E pensar que no início, os botões na sua história eram sobretudo usados por motivos estéticos e para ornamentação, e também de ostentação antes de passarem a ser efetivamente funcionais. Foi a partir da Idade Média que os botões começaram a ser mais utilizados do ponto de vista prático com o intuito de fecharem e apertarem as peças, como por exemplo as mangas de uma camisa, substituindo rendas e ganchos. 

Quando surgiram os botões?

O botão é um pequeno objeto, originariamente redondo que é costurado nas peças para fechá-las ou por motivos estéticos. De acordo com alguns estudos, o botão mais antigo terá cerca de 5.000 anos tendo sido localizado no Paquistão, na antiga região de Mohenjo-daro, no Vale do Indo.
No século XVI, em França, houve mesmo a promulgação de leis sobre o uso do botão que nesse tempo era considerado como um símbolo de prosperidade e de prestígio e também identificava o status social. Esta época renascentista ficou também, por isso mesmo, conhecida como a Idade de Ouro dos Botões. Somente os mais ricos conseguiam comprar uma grande quantidade de botões elaborados e brasonados, uma vez que também a sua produção concentrava-se em pequenos fabricantes, artesãos e artistas que muitas vezes fabricavam verdadeiros objetos de arte. Os antecessores dos botões foram os laços e as rendas. A sua composição podia ser de prata e bronze, concha, metal ou osso. Só mais tarde, já em plena era da Revolução Industrial o botão se começou a democratizar e puderem ser utilizados em massa e por todos os que o procuravam usar. Os botões passaram então a ser produzidos a baixa custo, de forma massiva e cuja composição em plástico passou a torná-lo um produto mais acessível e económico.

Como costurar um botão?

Materiais que vai precisar:

  • Botão
  • Agulha
  • Fio
  • Tesoura de costura

Para aplicar um botão na costura não é preciso grande perícia mas convém ter algumas noções básicas.
Primeiro devem-se reunir todos os materiais para conseguir costurar o botão à mão. Confira também os essenciais de costura que convém manter sempre por perto.
Para além do botão, será necessário munir-se de fio de costura (geralmente da mesma cor do botão, a não ser que se pretenda destacar e personalizar a peça com algum cunho pessoal); agulha e tesoura de costura ou arremate.
Idealmente aconselha-se a que se deixe um ligeiro espaço ou folga entre o botão (sendo de 2 ou 4 furos) e o tecido para que não fique muito justo e apertado e assim seja mais fácil na altura de abotoar na casa. Para se conseguir esse ligeiro espaço existe a dica de por exemplo se colocar um cartão por baixo do botão para garantir essa folga quando se começa a costurar à peça. No final é remover o cartão.
Para costurar o botão basta posicioná-lo no sítio pretendido, e passar a agulha com a linha pelos furos do botão. Deverá começar-se do interior (avesso) para fora. Convém passar várias vezes utilizando um bom comprimento de fio de costura mantendo bem seguro o botão para que ele não se mova enquanto puxa a agulha com o fio. Para resultados mais rápidos poderá utilizar-se o fio dobrado em dois. No final basta dar um nó final no fio e arrematar do lado interior da peça (avesso) o restante fio para garantir que o botão se mantém firme e sem sair do lugar. Corte o excesso de fio.
O botão e a sua casa também podem ser costurados na máquina de costura tendo para isso um calcador especial e acessórios.

formas de costurar o botão

Partilhamos algumas ideias para quando for pregar um botão. Ao costurar o botão de uma forma diferente, a peça torna-se única e mais personalizada.

Classificação dos botões

Os botões na costura são geralmente classificados de acordo com:

  • O Tamanho (equivale ao diâmetro) ou Número de linha “Ligne”. Quanto maior for o número da linha, maior será o botão.
  • A Composição do Material, ou seja, o tipo de material em que são fabricados.
  • O Tipo de Fixação, a forma como são fixados na peça.
  • A Técnica de Fabrico e os diferentes processos de fabricação.
  • A Utilização final, conforme o tipo de peça onde são aplicados e com que finalidade.

Como medir os botões?

Para encontrar o tamanho ideal do seu botão, utilize como referência uma tabela de medidas.

Os tamanhos dos botões na costura são representados por um número e correspondem à medida do diâmetro do botão. Os botões seguem um padrão internacional de tamanhos. 
A unidade de medida do tamanho (diâmetro ∅) dos botões é a ‘Ligne’ (abreviada com a letra L). Uma unidade histórica de comprimento utilizada em França antes da adoção do sistema métrico, no final do século XVIII. Tornou-se a referência padrão utilizada pelos fabricantes de botões para o diâmetro dos botões. Ligne é o padrão reconhecido internacionalmente.

Sabia que?

Os “Filobutonistas” colecionam amostras raras de botões. Alguns exemplares de botões antigos ou raros podem ser muito valiosos.

A primeira sociedade de colecionadores de botões surgiu em Chicago em 1938. Incluído no Livro de Recordes do Guinness, está o colecionador chinês Bu Jinfang que conseguiu colecionar uma coleção de botões com cerca de 110 mil exemplares.

Faça você mesmo

PARA CADA BOTÃO, UMA CASA
• Quer aprender a fazer a casa para o botão na máquina de costura?

Conheça duas formas de fazer a casa para o botão na máquina de costura, com a Linha N'agulha, usando o pé calcador especial para casear com a função de 4 passos ou usando o pé calcador comum e o ponto ziguezague.

Portal da Costura