Cada dedal tem a sua história, as suas próprias memórias e função. Vamos conhecer como utilizar o dedal? O dedal atravessou séculos, ganhou formas e cores até aos dias de hoje.
De pequenas dimensões é uma importante ferramenta para costurar e bordar. Conhecido como “salva-dedos”, é uma ajuda preciosa para proteger os dedos hábeis durante a costura à mão e assegurar a continuidade dos projetos criativos.
Por vezes, o seu manuseio pode ser complicado, e o movimento das mãos ficar mais condicionado mas com a continuidade da sua utilização e prática, a adaptação ocorre gradualmente e muitas vezes fica até difícil trabalhar sem ele. O dedal juntamente com a agulha e a tesoura formam um trio essencial para a costura.
Consta que o dedal terá surgido por volta de 10.000 a.C., devido à necessidade de se protegerem os dedos por causa de se costurarem (com agulhas rústicas, de osso) materiais e panos densos e maciços. Justamente por isso, os primeiros dedais para costura terão sido de couro ou madeira. Os dedais têm acompanhado as várias épocas sendo feitos de vários materiais desde o osso, couro, madeira e marfim; ferro, latão e aço; bronze, prata ou ouro; porcelana, plástico, vidro, etc.
Há quem passe bem sem ele e há quem diga que não consegue costurar sem ele e que faz toda a diferença se utilizarmos dedal. Será que ainda faz sentido a expressão popular “A costureira, sem dedal, cose pouco e mal”? Vamos conhecer melhor os argumentos e atributos deste maravilhoso pequeno objeto.
Missão do dedal
O dedal é um pequeno instrumento que tem como propósito apoiar a agulha e devolvê-la ao tecido, proteger os dedos e facilitar a costura à mão. Muitas vezes os dedais vão além da sua primeira finalidade e tornam-se objetos de coleção. Liso no interior e pontilhado com pequenas cavidades no exterior, o dedal apoia a agulha no ato de passar através do tecido impedindo-a de escorregar. O dedal para costura habitualmente é liso na base e arredondado no topo. O dedal pode ser feito de diferentes materiais, como o tradicional metal, plástico, couro ou borracha. Existem dedais para cada dedo das mãos.
Como utilizar o dedal
Geralmente utiliza-se o dedal no dedo dominante da nossa mão dominante. Ou seja, a maioria das pessoas costuram com a sua mão dominante, o que significa que se for destro, usará o dedal na sua mão direita. Se for canhoto, o dedal deverá ser utilizado na sua mão esquerda. O mais comum é utilizar-se o dedal tradicional no dedo médio segurando-se a agulha com o dedo indicador e polegar e furar o tecido com a agulha que se pressiona com o dedal. No entanto, há quem prefira usar no dedo indicador ou no polegar.
- COMO SABER QUAL O DEDAL MAIS INDICADO PARA SI
Qual é o dedo que utiliza normalmente para empurrar a agulha de costura através do tecido? Esse será porventura o dedo onde deverá usar o dedal. Enquanto costura, use o dedo com o dedal para pressionar a agulha através do tecido. Pode utilizar a parte superior do dedo ou a lateral, o que lhe for mais prático e confortável.
Pode até optar por usar dois dedais ou mesmo usar umas luvas próprias para o efeito. O ideal será experimentar e perceber o que se adequa melhor a si e à sua forma de costurar. - COMO ACERTAR COM O TAMANHO MAIS INDICADO DE DEDAL
Ao utilizar dedal deve sentir conforto e liberdade de movimento das mãos. Experimente voltar a mão para baixo e verifique se o dedal está bem ajustado e não cai no chão. Mas tenha em atenção se o dedal não aperta demais. - DICAS COMO UTILIZAR O DEDAL:
- Utilize o dedal aos poucos e vá praticando para que mãos e dedos se acostumem.
O ideal será experimentar vários dedais para ver qual o tamanho que é mais indicado para si e que melhor se adapta ao seu dedo eleito para empurrar a agulha. - Se está a começar a prática de costura com dedal, sugerimos que utilize uma agulha sem linha para poder ir praticando e testando à vontade. Deve trazer a ponta da agulha em direção ao corpo e não empurrá-la no sentido contrário.
- Se o dedal não encaixar bem no dedo pode deslizar e se ficar apertado pode causar desconforto ao utilizá-lo. Nestes casos, convém procurar por alternativas até encontrar o dedal à medida dos seus dedos, confortável e que não aperte.
- Dependendo da estação do ano que faz com que os dedos possam inchar um pouco mais, pode ser uma boa opção apostar em dedais com dois tamanhos diferentes.
- Utilize o dedal aos poucos e vá praticando para que mãos e dedos se acostumem.
No caso da utilização do dedal aplica-se bem a expressão do nosso poeta Fernando Pessoa “primeira estranha-se, depois entranha-se”. Aprender uma nova habilidade requer tempo até que se torne natural e passe a fazer parte da rotina criativa.
Vantagens de utilizar o dedal
- É prático, acessível e proporciona mais conforto na execução da costura à mão, aliviando a tensão nos dedos.
- Protege os dedos de se magoarem enquanto costura à mão, não só quando pressiona a agulha através do tecido como quando apoia a extremidade do “olho” da agulha que pode ser quase tão afiado como a própria ponta da agulha.
- Ao utilizar dedal garante que a agulha recebe o impulso necessário para dar ao trabalho devido alinhamento e proporção. Pode ajudar a ganhar mais velocidade ao alinhavar e bordar.
- É uma importante ferramenta auxiliar para alinhavar, pregar botões, fazer casas, ou descoser, bordar e remendar.
- Facilita empurrar a agulha através de tecidos mais espessos ou composto por várias camadas..
- Torna menos cansativo para os dedos polegar e indicador puxarem a agulha das várias camadas de tecido.
- O dedal evita que a agulha escorregue ao costurar. Se alguma vez já lhe aconteceu ter acidentalmente empurrado uma agulha contra a ponta de um dedo, sabe dar a importância de usar um dedal.

Tipos de dedal
Os dedais podem ser feitos de diferentes materiais desde o resistente aço, o macio dedal de silicone ou o utilitário couro e variam no tamanho e forma. Mas existem muitos mais. Habitualmente são fechados no topo embora também existam os conhecidos dedais de alfaiate, abertos no topo. O dedal metálico tradicional é provavelmente o mais popular mas existem várias opções disponíveis. O melhor é experimentar alguns dedais antes de encontrar o da sua eleição.
Os dedais têm atravessado séculos de história e acompanhado a evolução dos tempos. Uns mais convencionais que outros, todos têm a sua finalidade e propósito, dependendo do projeto que se pretenda realizar ou do gosto do seu utilizador. Vejamos além do dedal metálico tradicional de costura. Vamos descobrir mais dedais?
Dedal de metal
Protege tradicionalmente o dedo médio, durante a costura. O dedal mais popular e conhecido universalmente. Indicado sobretudo quando se utilizam agulhas mais finas. Indicado para todo o tipo de projetos de costura, trabalhos manuais e acolchoados. Com ou sem rebordo na parte superior à volta do círculo este tipo de dedal metálico evita que a agulha deslize. Os dedais abertos (sem fundo) conhecidos como os dedais de alfaiate, e também os dedais em forma de anel, são indicados para quem se ajeita mais a costurar com as laterais do dedal em vez de utilizar o topo. Existe em vários tamanhos.
- Vantagens: É muito duradouro. Não deixa passar a agulha, por isso dificilmente nos iremos picar. É muito útil e prático para qualquer trabalho artesanal, que tenha várias camadas de tecido ou tecidos muito densos que necessitam de maior pressão da agulha para os atravessar. É o dedal mais conhecido e popular que geralmente faz parte de qualquer kit básico de costura.
- Desvantagens: Podem não acomodar totalmente o dedo e ser preciso procurar por um tamanho diferente que melhor se adapte ao dedo. Como não é maleável, pode ser necessário ter mais tamanhos diferentes de dedal conforme as estações do ano, uma vez que os dedos podem dilatar devido à temperatura.










Dedal metal-silicone/borracha
Junta a comodidade de um dedal macio e flexível na parte inferior à robustez e resistência do metal na parte superior. Adapta-se e molda-se muito bem aos dedos sem apertar. É um dedal muito leve e por isso prático e confortável de utilizar pela maioria das pessoas. Existe em vários tamanhos. Para se remover deve-se ter cuidado para o conservar, para isso deve-se dobrar a borda de borracha para trás e não puxar diretamente a ponta de metal. Não se deve colocar sob luz solar direta ou calor durante um longo período de tempo.
- Vantagens: É muito confortável e molda-se bem ao dedo, não aperta. Deixa os dedos respirarem devido à sua forma ondulada e não deixa marcas. Indicado para fazer acolchoados e trabalhar tecidos leves.
- Desvantagens: Em projetos com tecidos muito grossos e espessos podem não resultar tão bem e eventualmente deixar a agulha deslizar sem querer. Ao utilizar-se alguma força ao empurrar a agulha, o dedal devido à base em silicone pode ocasionalmente ceder e deslizar devido a não ter força suficiente e fazer com que a cabeça do dedal não segure tão bem a agulha.



Dedal de borracha/silicone
Feitos em material macio, são confortáveis, práticos e económicos. Podem ser utilizados em simultâneo em vários dedos. Permitem grande liberdade de movimento dos dedos, sendo maleáveis.
Os dedais ergonómicos combinam a proteção com conforto e impedem o deslizamento da agulha. As suas aberturas evitam a transpiração.
A parte superior do dedal é feita de material resistente com cavidades em forma de pontos que garantem a orientação perfeita da agulha, mesmo em tecidos resistentes e de várias camadas. Os dedais térmicos são adequados para proteger os dedos enquanto passa a ferro aquelas peças mais pequenas e exigentes. Uma boa opção de utilização é utilizar este tipo de dedal quando utiliza cola quente.
- Vantagens: moldam-se bem a qualquer dedo. São laváveis. Geralmente são baratos. E são uma ótima ajuda para puxar a agulha pela aderência e porque não deixam escorregar a agulha. São também indicados para coser à máquina por serem anti deslizantes.
- Desvantagens: Nos projetos em que se tem que fazer muita força, existem dedais devido à sua composição de silicone mais leve que podem deixar atravessar o dedal e picar com a agulha. Convém testar bem o dedal para evitar algum acidente. Alguns dedais não têm orifícios laterais, o que pode causar algum desconforto de transpiração.












Dedal de plástico
Práticos, acessíveis e muito leves são uma boa opção aos dedais convencionais de metal. São encontrados muitas vezes em pequenos kits de costura. Uma dica utilizada para os alargar é colocá-los por uns minutos em água quente.
Os protetores de dedos em plástico são uma excelente ajuda para bordar, fazer ponto cruz e também para croché. Protegem o dedo quando este recebe a agulha ou o gancho com ele. Como são abertos e leves podem eventualmente quebrar-se caso seja utilizada muita força.
- Vantagens: práticos, leves e funcionais. Têm um preço económico e podem adquirir-se em conjuntos.
- Desvantagens: podem fazer transpirar os dedos passado algum tempo. A agulha pode escorregar eventualmente, é preciso ter alguma prática e cuidado na sua utilização. Por não serem maleáveis pode ser necessário experimentar vários tamanhos antes de acertar no mais adequado.





Dedais ajustáveis
Muito práticos pois, adaptam-se bem aos dedos. Os dedais abertos são ideais para quem tem a unhas compridas. Para se ajustarem ao tamanho certo recomenda-se que sejam colocados em água a ferver por alguns instantes até o dedal ficar maleável. Retirar e ajustar ao tamanho pretendido.
Podem ser utilizados para trabalhos com materiais de espessura mais compacta e densa e, podem ser ajustados a qualquer tamanho de dedo.
- Vantagens: Adaptam-se à medida de qualquer dedo e como não são fechados são mais frescos e deixa a pele respirar melhor. São ideais para quem prefere utilizar a lateral do dedal para empurrar a agulha em vez da ponta do dedal. Também podem funcionar bem quando utilizados no dedo recetor da ponta da agulha do outro lado do tecido. Para quem tem unhas compridas é uma boa opção.
- Desvantagens: Podem levar mais no tempo na sua habituação de utilização, uma vez que têm a forma de anel e ao invés de se utilizar a cabeça do dedo no dedal para empurrar a agulha, utiliza-se a lateral.









Dedais para tricô
Os dedais para tricô são uma excelente ajuda pois, dispõem de guia-fio, impedem o emaranhar dos fios e asseguram mais facilmente a adequada tensão dos fios.



Dedais de couro
Práticos, seguros e confortáveis. Permitem pressionar a agulha do ponto mais conveniente do dedo. Ajusta-se de forma natural ao dedo. São feitos de material resistente e protegem os dedos.
- Vantagens: Os dedais de couro conferem bastante mobilidade e são adequados para projetos que envolvem maior dureza dos materiais trabalhados. São muito versáteis e adaptam-se bem e naturalmente a qualquer dedo.
- Desvantagens: se forem utilizados durante muito tempo é possível que o dedo transpire tornando-se o seu uso desconfortável.









Outros Dedais
Estão disponíveis várias opções de dedais, quer sejam para colecionadores quer sejam para quem gosta de encontrar e experimentar alternativas aos dedais mais convencionais.






Quando iniciámos esta pesquisa por dedais, encontrámos maravilhosas surpresas. Existe uma oferta muita variedade de dedais para trabalhar as peças quer sejam em costura, bordados, tricô, croché, artesanato em geral. Os inúmeros materiais de que os dedais podem ser feitos vão até onde a imaginação permite e por isso mais do que utilizá-los, colecioná-los é uma verdadeira paixão atualmente. Nos essenciais de costura reservamos um lugar especial para o dedal que deve fazer parte de qualquer caixa de costura. Continuaremos por isso nesta rota apaixonante de conhecimento dos dedais voltando a revisitar esta lista sempre que necessário.
Portal da Costura
Este artigo refere marcas sem lugar a qualquer contrapartida comercial. É escrito na ótica da informação e por se considerar de relevante interesse e utilidade para a área.