É hoje o dia de pôr mãos à obra e realizar aquele projeto de costura que há muito tinha em mente! Tudo a postos, tecido sobre a mesa na base de corte e oops… a tesoura de costura ao cortar mastiga o tecido todo e… não corta. Argh!
Existem alguns cuidados a ter com as tradicionais tesouras, sobretudo as que se destinam ao corte de tecido. Uma das principais regras é que nunca, jamais em tempo algum se deve utilizar a mesma tesoura que corta tecido para cortar papel! Vai estragar-se e num instante deixa de cortar os bonitos tecidos da sua próxima costura!
Ficam algumas dicas para ajudar a cuidar das suas preciosas tesouras.
CUIDADOS A TER COM AS TESOURAS DE COSTURA
- Cada tesoura tem a sua própria função: a que se destina a cortar tecido, a reservada para cortar só papel, só plástico ou apenas linhas, a indicada para cortar forros ou abrir peças, etc. No caso da tesoura de costura elétrica bastará substituir as lâminas adaptadas para cada tipo de corte seja de tecido, papel, couro, etc.
- Na caixa de costura guarde as tesouras devidamente protegidas e identificadas conforme o respetivo uso. Guardar cada tesoura, por exemplo, envolvida num pano macio pode ser uma boa solução.
- Após cada trabalho e antes de serem guardadas novamente no estojo de costura, é importante proceder à limpeza das tesouras. Desta forma evitará que enferrujem, manchem o tecido e que ranjam nas articulações por falta de lubrificação. Estará a proteger também as suas mãos na próxima vez que for utilizar a tesoura de costura e a prolongar a boa execução da ferramenta nos próximos cortes, não comprometendo a sua performance.
- Para um adequado afiar das tesouras pode recorrer a um amolador profissional de facas. É natural que a tesoura de costura na volta, necessite de verificação quanto ao óleo colocado na articulação da tesoura. Na maioria das vezes, no regresso do amolador, a tesoura para tecido deve primeiro ser várias vezes abertas e fechada e utilizada no corte de algum pedaço de tecido antigo ou retalho ou que não se irá utilizar para retirar o excesso de óleo da tesoura.
- Deve evitar-se que a tesoura de costura caia no chão, sobretudo com a ponta voltada para baixo. Ao cair desta forma, a tesoura pode perder eficácia. O ideal é evitar deixar cair a tesoura para que mantenha toda a funcionalidade e esteja sempre apta para o corte do tecido.
COMO IDENTIFICAR AS TESOURAS PARA COSTURA, CONFORME O USO
Para identificar cada tesoura conforme a respetiva função, pode utilizar por exemplo:
- uma pequena etiqueta escrita à mão ou impressa.
- escrever diretamente na tesoura com marcador permanente;
- prender na zona de pressão da mão, diferentes fitas de cor ou simplesmente pequenos retalhos de tecido.

A imaginação aqui não tem limite, o importante é manter o objectivo de identificar cada tesoura conforme a sua utilização. Assim garantirá longa vida às suas tesouras e o resultado que pretende, ou seja, o corte impecável e preciso nas suas criações.
COMO LIMPAR AS TESOURAS
Se a tesoura for de aço inox, recomenda-se limpá-la apenas com água morna e detergente neutro, secando-se bem depois com uma toalha ou pano seco. Não convém utilizar-se abrasivos, lixas ou álcool na sua limpeza.
RECOMENDAÇÕES NA UTILIZAÇÃO DAS TESOURAS DE COSTURA
- Quando estiver a trabalhar com a tesoura de costura, na altura de cortar as várias peças de tecido, não exerça muita pressão ou força na mão. A tesoura deve estar firme e com bom encaixe nos dedos e ser fácil de manusear.
- Convém pelo sim, pelo não, ter uma tesoura de costura suplente bem afiada e que tenha como único propósito cortar tecidos. Isto porque, numa urgência, pode salvar o seu dia de costura.
- As tesouras em aço inox geralmente têm maior durabilidade. Ao escolher a sua tesoura opte por aquelas que têm parafuso em vez de arrebite, pois será mais fácil a sua manutenção. As tesouras que têm rebites não deixam espaço para que sejam feitos apertos no futuro.
- Tesouras com outro tipo de cabo que não metálico, como os de borracha ou plástico, por exemplo, é puramente estético, não cortando melhor por este facto que as outras compostas exclusivamente em aço inox.
- Recomenda-se afiar as tesouras com uma periodicidade anual. Dependerá do grau com que são utilizadas. Se for bastante frequente a sua utilização então aconselha-se reduzir temporalmente a sua manutenção. O importante é que se mantenham afiadas e em bom estado de conservação.
SEGURANÇA
- As tesouras com bico arredondado podem constituir maior segurança.
- Nunca é demais referir que as tesouras constituem perigo devido ás suas lâminas muito cortantes. Devem por isso ser guardadas em segurança longe do alcance de crianças e animais.
TRUQUES CASEIROS
PARA LIMPAR:
- Para limpar de forma fácil e rápida qualquer tipo de sujidade, humedecer um pouco de algodão em acetona e esfregar toda a superfície até sair toda a sujidade. Sendo a acetona um produto abrasivo é recomendado alguma contenção no seu uso, devendo evitar-se a sua frequente utilização.
- Para desinfectar e remover sujidade da tesoura, humedecer um pano em vinagre ou sumo de limão e esfregar com cuidado toda a superfície. De seguida, lavar com água tépida e secar com um atoalhado para evitar o risco de oxidar a tesoura.
- Para remover ferrugem das tesouras, esfregar a sua superfície com metade de uma cebola. Voltar a repetir até limpar. De seguida, limpar a tesoura com um pano humedecido numa mistura feita à base de água e sal ou bicarbonato de sódio. Se a tesoura estiver muito enferrujada, recorrer a uma folha de papel lixa, dando alguns cortes com a tesoura até a sujidade ser removida.
PARA AFIAR:
Para afiar uma tesoura de costura, pode-se recorrer a uma pedra de afiar, semelhante à dos amoladores profissionais de facas. No entanto, é preciso alguma perícia e treino até se atingirem os resultados esperados. E a tesoura tem que ser desmontada para melhores resultados. Para ajudar no trabalho de afiar as tesouras das suas costuras, existem outras técnicas caseiras mais simples e que estão mais à mão que podem também trazer bons resultados.
- Utilizar uma folha de alumínio
Para afiar a tesoura com esta dica é necessária uma folha de papel de alumínio que geralmente se tem em casa.
Ao segurar na folha de alumínio, dobre-a ao meio várias vezes até ficar com uma tira de mais ou menos 15 a 20 cm, no sentido do comprimento ficando com uma tira fina e grossa. Deixe o lado mais brilhante para fora.
Depois é dar alguns cortes na folha de alumínio, várias vezes, cortando algumas tiras finas e longas, posicionando a tesoura desde a base até à ponta da lâmina. À medida que se forem dando cortes no alumínio, convém ir-se testando o fio de corte num pedaço de tecido até se alcançar o adequado estado afiado da tesoura. Depois, basta limpar a tesoura com um pano ou uma toalha de papel humedecida em água tépida e secar. Para afiar mais as lâminas, devem cortar-se muitas tiras finas e para afiar menos ao de leve, devem cortar-se poucas tiras grossas.
Para afiar alicates de costura, em vez de uma tira faz-se uma bola com o papel de alumínio e vai-se como que picotando até que fiquem bem afiado. - Utilizar uma folha de lixa
Para afiar a tesoura com esta dica é necessária uma folha de lixa de grão médio entre 150 e 200 de granulação (lixa para parede e madeira). Também pode ser utilizada lixa d´água. A lixa de cor castanha e amarela é para madeira e a azul habitualmente para ferro (metal, alumínio e aço e remover ferrugem). A de cor vermelha geralmente é indicada para paredes (massas, gesso e alvenaria e pintura). As lixas têm vários tipos de grão, indo do grão 20 (a mais grossa) até + de 6000 (a mais fina).
Ao segurar na folha de lixa, dobre-a ao meio ficando o lado áspero voltado para o lado de fora.
Depois é dar alguns cortes na folha de lixa, várias vezes (10 a 20), cortando algumas tiras finas e longas, posicionando toda a tesoura desde a base até à ponta da lâmina. É importante que toda a lâmina fique afiada de forma uniforme. À medida que se forem dando cortes na lixa, convém ir-se testando o fio de corte num pedaço de tecido até se alcançar o adequado estado afiado da tesoura. Depois, basta limpar a tesoura com um pano ou uma toalha de papel humedecida em água tépida e secar. Também se pode utilizar a esponja “palha de aço”, cortando-a várias vezes. À medida que se forem dando cortes na esponja, convém ir-se testando o fio de corte num pedaço de tecido. Depois é limpar e secar. - Utilizar um frasco de vidro
Para afiar a tesoura com esta dica é necessário um frasco de vidro, garrafa ou copo de vidro pequeno. No decorrer do processo, o vidro poderá ficar danificado por isso, convém utilizar alguma peça que seja descartável. Para afiar a tesoura basta segurar com firmeza no copo de vidro (ou outro material de vidro), abrir a tesoura completamente e encaixá-la à volta do copo de vidro, como se fosse cortá-lo. Depois será necessário fazer várias leves pressões de corte com a tesoura, friccionando-o sobre o vidro como se estivesse a tentar cortar. Este movimento leva a que o vidro afie a lâmina da tesoura. À medida que se forem dando cortes no vidro, convém ir-se testando o fio de corte num pedaço de tecido até se alcançar o resultado desejado. Depois, basta limpar a tesoura com um pano ou uma toalha de papel humedecida em água tépida e secar. Mas é preciso muito cuidado e não exercer muita força para que o vidro não se parta, pois, caso contrário poderá provocar-se um acidente, o vidro partiu-se e poder magoar-se!
- Utilizar uma agulha ou um alfinete
O procedimento é igual ao utilizado com o frasco de vidro). Para afiar a tesoura com esta dica é necessária uma agulha ou alfinete de costura. Para afiar a tesoura basta posicionar a agulha ou o alfinete no meio da tesoura e ir passando suavemente como se fosse cortar, de baixo para cima. Deverá fazer-se este movimento várias vezes. Enquanto abre e fecha a tesoura, ao deslizar a agulha ou alfinete entre as lâminas está a afiar a tesoura.
À medida que se forem dando cortes na agulha ou alfinete, convém ir-se testando o fio de corte num pequeno tecido até que se alcance o resultado desejado. Depois, basta limpar a tesoura com um pano ou uma toalha de papel humedecida em água tépida e secar.Agora que já apontámos as dicas para manter sempre impecável a tesoura de costura lá de casa, é só juntar os essenciais de costura e começar o próximo projeto criativo.
Já testou alguma destas técnicas caseiras? Conhece outras dicas?
Partilhe com o Portal da Costura! Temos todo o gosto em aumentar e atualizar esta lista!
Portal da Costura