ARTE CRIATIVA: Tecelagem
ONDE: Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver
LOCALIZAÇÃO: Belver, concelho de Gavião, distrito de Portalegre
Museu dedicado às mantas e teares
Hoje em dia regista-se o interesse crescente pelas artes manuais e pelas suas várias expressões artísticas. Em Belver, distrito de Portalegre, é possível conhecer e encantar-se pela tradição da tecelagem num museu “vivo” dedicado às mantas e tapeçarias tradicionais que são feitas em Belver.
O museu situa-se num edifício restaurado de dois pisos onde anteriormente funcionou uma antiga unidade de produção de mantas e tapetes, a antiga Fábrica Natividade Nunes da Silva, sendo possível visitar uma área museológica e viajar no tempo ao som de teares de pedal, revisitar costumes antigos, ver de perto teares, instrumentos de trabalho como a roca, a roda de fiar, o fuso, etc. e matéria-prima e, uma outra área onde se pode experienciar e assistir ao vivo à prática da técnica de tecelagem e produção das peças. A antiga Fábrica Natividade Nunes da Silva foi a primeira a comercializar as mantas de Belver cuja principal característica é não terem costuras.
Manter viva a memória de uma arte única
No Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver pretende manter-se a memória de uma arte e saber únicos que se contam e falam através do tear.
Ao visitar o espaço pode ficar a conhecer a história da antiga fábrica, o processo da tecelagem desde a sementeira até ao produto final e a génese da arte da tecelagem em Portugal, através de plataformas informativas e participar num jogo interativo em que é dada a experiência ao utilizador de criar a sua própria manta (digital). Um local onde tradição e novas tecnologias se entrelaçam.
“A Fábrica Natividade Nunes da Silva, com quase seis décadas de laboração, teve a sua história fortemente marcada pelo empreendedorismo feminino através da figura da mestra.
Reviver os costumes do passado, ter contacto com os Teares, as matérias-primas e os seus instrumentos de trabalho, conhecer a história das antiga Fábrica Natividade Nunes da Silva e as peças aqui produzidas, numa simbiose entre a tradição e as novas tecnologias,” é a proposta do Núcleo Museológico do Museu das Mantas e Tapeçarias de Belver.
O Museu foi distinguido honrosamente como “Melhor projeto público de 2017” Prémio Turismo do Alentejo.

Manter viva a memória de uma arte única
No museu revisitam-se costumes antigos e admiram-se de perto teares e matéria-prima.
Viajar no tempo e regressar à época do tear de pedal
Descobrir um Alentejo diferente sem sair de casa.
Faça aqui a sua visita virtual ao museu.

Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver
- Website
- Morada: Bairro Tropa, nº 4 6040-024 Belver
- Contactos:
› + 351 241 635 017
› museu.mantas@cm-gaviao.pt - Folheto informativo